7 Dicas e truques para tornar sua experiência no YouTube mais incrível

Posted on

YouTube, o queridinho do mundo dos vídeos na internet e um dos pioneiros nesse ramo já é praticamente um velho amigo nosso. Milhares de pessoas ao redor do mundo o utilizam constantemente e o número de usuários ativos cresce todos os anos, bem como o número de canais e uploads individuais. Se é viral, está no YouTube!

Mas até mesmo um conhecido guarda segredos e nós estamos aqui para revelá-los, claro. Confira a seguir 7 dicas e truques para ter sempre o melhor do YouTube.

1 – YouTube Disco

dicas_youtube01

Creio eu que quem gosta de YouTube e de música já deve ter criado, alguma vez na vida, uma lista de reprodução com os videoclipes do seu artista favorito. O ruim disso tudo, sem sombra de dúvidas, é ir adicionando vídeo por vídeo até que a lista se preencha – isso até agora!

O YouTube Disco é um serviço do próprio site que permite a criação de listas instantâneas com os clipes do artista escolhido em apenas 2 passos: escreva o nome do artista ou o nome de uma música e clique em Discoteca.
É também possível clicar nos 100 artistas mais acessados para uma lista de clipes variados.

2 – YouTube TV

dicas_youtube03

O modo TV é ideal para quem tem o computador conectado à televisão, isso porque a página lembra muito aqueles aplicativos do YouTube para Smart TVs. Com um layout mais simples, é possível navegar apenas com a ajuda do teclado, sem mouse e ter acesso a todo o conteúdo.

É possível ainda emparelhar o smartphone ou tablet com a página para que você comande tudo diretamente deles. Genial, né?

3 – Editor de vídeos

dicas_youtube02

Se, por exemplo, seu sonho é ser um Youtuber, mas você não sabe usar aqueles editores de vídeo complicados ou simplesmente não tem um computador que seja potente o suficiente para rodar tais programas, saiba que o YouTube possui um editor online de vídeos. É só subir o(s) vídeo(s) para a sua conta, acessar esta página, e começar a edição.

Escolha a resolução de exibição padrão para os vídeos

Não é terrível quando você quer assistir a um vídeo, mas a sua internet está mais lenta que o normal e o vídeo trava de 5 em 5 segundos? Isso pode ocorrer porque a resolução padrão para a reprodução dos vídeos está marcada para a alta definição. Entretanto, não só é possível mudar isso, como é muito fácil.

Clicando aqui, você terá acesso às configurações de reprodução, onde existirão duas opções principais. Os itens são bem descritos e intuitivos como podem ser visto na imagem, então fica fácil escolher a melhor exibição de acordo com a sua internet.

4 – Compartilhe links de vídeos que iniciam no momento exato escolhido por você

dicas_youtube05

Essa é uma das funções que mais gosto do YouTube. É muito comum estarmos assistindo a um vídeo e que, em determinado momento, algo interessantíssimo acontece e você precisa compartilhar aquilo com seus amigos.
Se você não sabia dessa dica, você provavelmente copiaria o link do vídeo, colaria no chat do Face pros seus amigos e escreveria assim “coloquem em 1:20”, acertei? Pois hoje será o último dia que isso acontecerá!

Quando estiver assistindo a qualquer vídeo, desça a página e clique em Compartilhar e marque a caixinha Início em. Você pode inserir o tempo manualmente ou parar o vídeo no momento desejado, pois o tempo é sincronizado com essa opção. Aí é só copiar o link e distribuir.

5 – Reproduza vídeos em câmera lenta

Sempre que quiser ver uma cena em câmera lenta, pressione e segure a barra de espaço do teclado.
Se ao fazer isso, em vez da reprodução em câmera lenta, a página rolar para baixo, dê um clique com o mouse sobre o vídeo. Então é só pressionar e segurar a tecla de espaço novamente.

6 – Conteúdos Premium

dicas_youtube09

 

Você sabia que existem canais pagos no YouTube, assim como numa TV a cabo? Tá certo que a variedade de programas não é grande, mas já há cerca de 60 canais aos quais você só terá acesso pagando uma mensalidade ou anualidade. Há um período de amostra de 14 dias para você decidir se vale a pena ou não se afiliar.

dicas_youtube06

 

Ainda na onda dos conteúdos pagos, é possível assistir a vários filmes através da compra ou aluguel direto do YouTube. Acessando esta página, você terá a relação de todos os filmes disponíveis, alguns de graça, inclusive.

7 – Aos iniciantes e/ou perdidos

Hoje o YouTube possui tanto conteúdo que é difícil saber exatamente o que assistir. Quem descobriu o site a pouco tempo ou quem nunca pensou em usá-lo “seriamente”, eu super recomendo perder alguns minutinhos para se aprofundar melhor – e explico por quê.

De uns anos pra cá, o YouTube tem se focado em deixar de ser um simples site de vídeos casuais para se tornar uma alternativa ao modelo padrão de televisão, seja aberta ou a cabo.

Logo, para tirar proveito do site é aconselhável fazer algumas coisas como criar uma conta, assinar canais, criar listas de reprodução, principalmente através do botão assistir mais tarde.

A conta é o que lhe permite existir como indivíduo dentro do site, permitindo comentários e likes; assinar canais é essencial para manter contato com o estilo de vídeo e, por consequência, apresentadores com os quais você simpatiza ou se interessa; criar listas é o ponto-chave para elevar o YouTube de casual a emissora pessoal. Através das listas (pré-feitas ou personalizadas) você será capaz de ter a mesma sensação de estar realmente assistindo TV. O botão assistir mais tarde torna ainda mais fácil adicionar vídeos quaisquer, em qualquer ordem para serem, posteriormente, assistidos todos de uma vez, como se fossem programas.

dicas_youtube07

dicas_youtube08

Para os que ainda estão perdidos em meio ao conteúdo, indico a seção Canais (Procurar canais), para ter uma visão geral do que há de mais popular no país.

Gostou? Deixe seu comentário :)