8 Gestos simples que significam coisas bem rudes em outros países

Posted on

É verdade que a gesticulação é de grande importância para a comunicação. Algumas pessoas gesticulam mais, outras menos, mas a verdade é que nosso corpo passa mensagens o tempo todo; tanto que, em várias sociedades, simples gestos passam uma significação inteira, sem a necessidade da pronúncia de uma palavra sequer.

Infelizmente, assim como a linguagem, os sinais corporais não possuem significação universal, de modo que mesmo simples gestos podem significar coisas bem ofensivas. Para você não passar vergonha – ou perrengue maior – conheça o significado de alguns desses sinais nos diferentes países do mundo.

1 – A corna (Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Países Bálticos, Colômbia)

gestos_mãos05

Começando com um sinal que nos é familiar, fazer os chifres com a mão pode não ser identificado somente como o símbolo do rock ou de algo relacionado ao capeta. Assim como no Brasil, fazer a corna insinua que uma mulher é infiel, sendo um insulto aos homens. Em alguns países, é uma forma de mandar alguém “se danar”.

2 – Mesquinho (México, parte da América do Sul)

gestos_mãos08

Cuidado com os cotovelos na hora das refeições: batê-los sobre a mesa pode indicar que a pessoa ao seu lado é mesquinha; o mesmo vale para o gesto popularmente conhecido aqui como “dor-de-cotovelo”.

3 – “Fedor de peixe” (Sudeste da Itália)

gestos_mãos02

Pinçar o nariz com o indicador e o dedo médio quer dizer que alguma coisa é suspeita ou alguém não é digno de confiança. É como se você estivesse dizendo que “algo não cheira bem”.

4 – Esfregar o queixo (Bélgica, França, Tunísia, Nordeste da Itália)

gestos_mãos01

Essa é para os barbados que adoram coçar o queixo: esse movimento praticamente instintivo para nós homens, pode significar algo bem ofensivo em alguns países. Esfregar o queixo para frente com os dedos da mão, significa “vai se danar” (ou “vai se f****”, pra ser mais preciso).

5 – Moutza (Grécia, África, Paquistão)

gestos_mãos03

Abrir as mãos rapidamente, com os dedos espaçados em direção a alguém, pode ser um erro grave. A moutza significa que você está esbravejando “vai pro inferno!” e simboliza a mão que esfrega sujeira – ou cocô – no rosto do inimigo.

6 – “Os cinco pais” (Caribe, países árabes)

gestos_mãos04

Agarrar o indicador com os cinco dedos da outra mão, significa que você está dizendo que alguém possui uma má criação familiar, algo particularmente ofensivo na Arábia Saudita. Se você é ansioso e gosta de ficar segurando as mãos, tenha cuidado.

7 – “Perda de tempo” (Grécia)

gestos_mãos06

Muito cuidado com este aqui: fazer este gesto enquanto conversa com um grego, significa que você não está dando atenção àquela pessoa, insinuando que ela é perda de tempo. Algo bem rude, não?

8 – Cutis (Índia, Paquistão)

gestos_mãos07

O simples gesto de estalar o polegar nos dentes pode causar sérios problemas na Índia; significa que você não se importa com a pessoa ou com a família dela. Se você estiver hospedado na casa de alguém, esse pequeno ato pode te colocar na rua.

Fonte: Telegraph

Gostou? Deixe seu comentário :)