Conheça uma verdadeira casa troglodita!

Posted on

Matmata é uma aldeia Berbere do sul da Tunísia conhecida mundialmente pelas tradicionais casas trogloditas. Mas peraí…o que seria uma casa troglodita?

São casas construídas através de uma escavação em uma caverna numa encosta ou em uma grande cova circular no solo. Em outras palavras, seria uma casa subterrânea. Devido as fortes ondas de calor na região que duram longos meses, essas habitações conseguem a proeza de permanecerem frescas mesmo durante o período mais quente do ano.

casa-troglodita-1

Durante o dia a iluminação é natural e enquanto a temperatura externa atinge acima de 40 graus, no interior da casa o ambiente se torna fresco e arejado o dia todo.

casa-troglodita-2

No centro fica localizado uma espécie de pátio e ao redor os cômodos separados um a um, tais como quarto, cozinha e também banheiro, lembrando uma pequena caverna.

casa-troglodita-3

O acesso às instalações subterrâneas é feito por meio de uma escada estreita e rústica, onde o visitante nota instantaneamente a diferença de temperatura do meio externo para o interno, a sensação de frescor é imediato.

casa-troglodita-4

A título de curiosidade, esse tipo de moradia já existia há 3.000 anos, tendo sido adotada pelos Fenícios, que chegaram ao que é a Tunísia hoje em 1.200 A.C.

casa-troglodita-5

Na tentativa de fugir do calor escaldante, essa foi uma alternativa inteligente mantida até os dias de hoje, preservando assim a cultura desse povo conhecido como “homens livres” (Berbere).

Com informações: Wikipédia

Gostou? Deixe seu comentário :)