Menino que pode ver no escuro? Estamos mais próximos de nos tornarmos mutantes?

Posted on

A história parece tirada dos quadrinhos ou do cinema: uma família do interior chinês dá a luz a uma criança com uma característica bastante incomum: seus olhos são azuis como os de um ocidental. Ao levar a criança ao médico, logo foi descartado qualquer tipo de doença, tratando-se apenas de uma anomalia genética.

Entretanto, anos mais tarde, o garoto de nome Nong chocaria não só seus pais, mas o mundo: apesar de ter dificuldades em enxergar em dias ensolarados, Nong possui uma visão noturna tão extraordinária quanto fora do comum, pois o menino se diz capaz de poder ver claramente na completa escuridão, em condições que nenhum outro ser humano normal seria capaz.

Logo o menino foi apelidado de “olhos de gato”, pela sua excepcional visão noturna e por dizerem que seus olhos brilham na escuridão quando apontado uma lanterna, por exemplo – assim como nos felinos. O vídeo abaixo é do ano de 2009 e mostra uma reportagem com o garoto.

Seria Nong um mutante, o próximo passo da evolução humana? A ciência diz que não! Especialistas afirmam que a capacidade de visão noturna dos felinos, bem como os olhos que “brilham” no escuro são possíveis graças a uma película ocular chamada tapetum lucidum, comum nesses animais. Para um humano desenvolver tal estrutura – se possível – precisaria de um longo período de mutação em função de determinado ambiente; não seria algo que ocorreria da noite para o dia.

menino olho de gato3

Outro fato que chama atenção no vídeo é que os olhos de Nong não brilham, pois se o fizessem seriam facilmente captados pelas câmeras, como nos documentários sobre mundo animal. O que se explica é que Nong teria uma anomalia genética que fez com que ele possuísse mais bastonetes na retina que as pessoas normais, permitindo uma visão noturna mais aguçada.

menino olho de gato2

Fonte: LiveScience

Gostou? Deixe seu comentário :)